Entrevista: GISELE HENRIQUES

Conversei com a autora e quadrinista Gisele Henriques sobre um artigo acadêmico de sua autoria.

1) Houve alguma inspiração específica para seu artigo?

GH – O artigo foi resultado de pesquisas durante minha graduação de Licenciatura em Artes Visuais na Uniasselvi, e foi apresentado durante a Jornada de Integração Acadêmica, JOIA. A inspiração veio dos meus próprios quadrinhos e da necessidade de compreende-los enquanto ferramenta didática, assim como sua usabilidade em projetos de capacitação profissional, no ambiente escolar.

 

2) O empreendedorismo é viável para qualquer tipo de autor (artista plástico, cineasta, etc.)?

GH – O empreendedorismo deve ser utilizado em qualquer tipo de atividade, e no meio artístico percebo uma certa dificuldade em se criar pensamentos e práticas de gestão. Gerenciar a própria carreira e pensar formas de divulgação e venda é o que poderá viabilizar a continuação do fazer artístico, novos projetos e expansões. Não é preciso apenas criar a arte, mas percebe-la enquanto produto e seu potencial financeiro.

 

3) Pelo que entendi, segundo seu artigo, a produção cultural de educandos poderia ser transformada em produto artístico? E deste ponto, em geração de renda para seus produtores?

GH – É importante compreender o educando como um futuro ingressante no mercado de trabalho. O meio acadêmico é um excelente local de experimentação e pesquisa, mas o norteio principal deve ser a atividade futura, o mercado profissional. Neste ponto, é necessário se pensar além de projetos, e também nas possibilidades de viabilização com ganhos financeiros.

 

4) Ter o senso crítico “ligado na tomada” é indispensável para qualquer autor (a)?

GH – O senso crítico sempre é muito importante em qualquer tipo de produção ou atividade, mas também é interessante não se deter à sua própria opinião ou a de um grupo restrito, então, também observar o senso comum é muito bom!!

 

5) Fique à vontade para falar de projetos futuros, seus sites, formas de contato:

GH – Meu site pessoal é o www.giselehenriques.com e o site das minhas tirinhas é o www.gatocoio.com . Também estou em todas as redes sociais, mas gostaria que curtissem a fanpage do Gato Coió no Facebook: www.facebook.com/gatocoio

 

Agradeço a oportunidade, abraços!!

 

 

Leia outros textos na revista virtual GLIMPSE organizada em um pdf no conforto de seu e-mail.

Tenha acesso também aos nossos processos criativos e ao Diário de Produção Completo da GLIMPSE nos apoiando em www.catarse.me/revistaglimpse 

Comentários

Postagens mais visitadas