Alunos, em sala o professor Syndicate. A lição de hoje é Evangelion (roteiro e arte de Yoshiyuki Sadamoto).

Neon Genesis Evangelion #3 e #4 pela Editora Conrad.

Esta aula leva em conta apenas e somente o apresentado nas referidas edições.








Em um período futuro de reconstrução, década e meia pós-hecatombe mundial. Pré-adolescentes pilotam robôs gigantes no combate a monstros (também gigantes) cujo objetivo seria a extinção da raça humana.

                Destoando de outras obras onde os pilotos seriam engajados e dedicados combatentes, o protagonista Shinji Ikari é apenas “um cara normal” forçado a pilotar seu mamulengo descomunal em batalhas de vida ou morte contra os monstrengos. Por companheira de lutas, conta com Rei Ayanami, jovenzinha pilotando um outro robô gigante.

                Salta aos olhos a falta de protecionismos no roteiro para com os combatentes pró-humanidade. Diferente de um, vá lá, capitão américa, cuja saraivada de balas inimigas é sempre defletida por seu garboso escudo listrado. Em Evangelion, o monstro aplica uma surra no defensor Shinji. Cujas ações tornam ainda pior o já caótico cenário da batalha. Birra adolescente, erros táticos, insubordinação. Temperado com armamento ineficaz, limitações tecnológicas e ataques quase suicidas. Tudo isso a um passo da extinção dos humanos.

Ainda a respeito do roteiro, um plot caracterizado por problemas interpessoais roda abaixo da guerra com os monstros. Vias de fato por bullying na escola e revolta contra uma cuidadora. O roteiro tem as manhas de fazer emergir o referido plot bem no meio da movimentada batalha robô gigante/monstro. O protagonista, ao invés de sair fortalecido deste turbilhão e da vitória alcançada a duras penas, destrambelha de vez e foge.

                Nos desenhos, um quase personagem emerge do uso de dados advindos do robô gigante em batalha. Mostrador digital regressivo para o fim da bateria interna, fichas informativas dos abrigados no robô, disfunções na interação piloto/robô. A arte-final utiliza linhas grossas e hachuras variadas.

                Aprendizado de hoje: plots podem ser solertemente infiltrados ao longo de um roteiro. “Rodando” até o ponto de emergirem, conferindo ainda mais dramaticidade ao clímax da trama.

Nos desenhos, fluxos de dados podem ser visualizados e assim converter-se em apoio à própria narrativa visual da obra.

 

Alunos, nosso professor Syndicate.

 

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