Um trecho do Diário Completo de Produção da GLIMPSE #5

 Quase uma quinzena sem nem tocar neste projeto consigo retornar. Ao menos consegui escanear páginas para incluir na quinta edição da GLIMPSE.

Quanta demora? Pois é... realidade brasileira da produção de quadrinhos/mangás. Das artes em geral (imagino eu). Não dá pra deixar de trabalhar e ficar sem sustento próprio.

Veja alguns dos painéis já produzidos.



Sempre me pareceu deveras inconsequente uma raça extraterrestre, consciente das capacidade e tendência humana para a (auto)destruição, permitisse que sua tecnologia superior fosse estudada e talvez reproduzida por seres tão perigosos quanto os humanos.

Transporte interplanetário descartável seria a solução. Aterrissou, transportou se dissolveu.


Como a espaçonave iria se liquefazer nos próximos painéis, me pareceu sem sentido o tripulante deixá-la por uma detalhada e cheia de engrenagens comporta de desembarque. Pareceu fazer mais sentido a saída ser obtida por movimento mecânico e fluido de quem desembarcasse.


O visual da espaçonave se desfazendo em fluído veio de quadro do Salvador Dali, aquele onde um relógio aparenta liquefazer-se. Coloquei um tronco de árvore destruída debaixo da nave para dar mais volume e permitir o gotejar característico de algo se desfazendo em líquido.

Aliás, fica a dica, quadros do surrealismo, do futurismo e de outros movimentos artísticos fornecem ótimas ideias para a parte visual do seu mangá.

“Nunca vai usar esse negócio de quadros nos seus mangás”? Só usa aquele shonenzão porradeiro favorito”? Sei como é. Eu também produzi centenas de páginas de fanzines da minha série predileta.

 

 

Tenha acesso a este e outros textos, aos nossos processos criativos. No Diário de Produção Completo da GLIMPSE descubra macetes, orientações e dicas nos apoiando em www.catarse.me/revistaglimpse

Lei a revista virtual GLIMPSE organizada em um pdf no conforto de seu e-mail.

 




Comentários

Postagens mais visitadas